sexta-feira, 1 de julho de 2011

DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES PARA O SISTEMA BRASILEIRO DE TV DIGITAL UTILIZANDO A FERRAMENTA GINGA-NCL

Decidi compartilhar meu trabalho de conclusão de curso sobre o Desenvolvimento de aplicação para TV Digital utilizando a Ferramenta Ginga-NextContextLanguage. Abaixo seguem algumas informações adicionais e o resumo do trabalho. Para ler o trabalho completo basta acessar o link do final da postagem.

Monografia apresentada à Faculdade de Tecnologia de Mococa, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Tecnólogo em Informática – Ênfase em Gestão de Negócios.

Orientador: Prof. Dr. Jean Miller Scatena

RESUMO

No mundo globalizado, a informação é um dos bens mais valiosos que uma empresa pode ter.Existem vários meios de se transmitir essa informação, mas sem dúvida não existe meio de comunicação mais presente na vida da população que a televisão. Pensando na qualidade e na oportunidade de melhorar esse meio, a TV evoluiu do padrão analógico para o padrão digital,ganhando mais qualidade de áudio e vídeo e criando um canal de retorno que permite ao telespectador interagir com os programas por meio do seu controle remoto. Agora essa migração, que já passou pelos Estados Unidos, pela Europa e pelo Japão, chegou ao Brasil. O Brasil adotou um sistema de transmissão baseado no padrão japonês e este já se encontra disponível nas grandes cidades à disposição da população. Este novo sistema televisivo permitirá aos telespectadores assistirem a TV em dispositivos fixos, móveis e portáteis com uma excelente qualidade de áudio e vídeo, provendo ao usuário interatividade em tempo real
de qualquer um destes dispositivos. Para que essa interatividade seja possível, são
empregados programas que podem ser feitos em várias linguagens de programação. No caso do sistema brasileiro, são utilizadas o NCL, Lua e Java. Neste trabalho são abordadas algumas características básicas desse sistema e também a linguagem NCL utilizada para a criação de aplicações para TV Digital, enquanto desenvolve uma pequena aplicação que ilustra a apresentação ao usuário do funcionamento da TV Digital como deve ser.

Palavras-chave : TV Digital, TV Digital Brasileira, Linguagem de Programação, NCL, Tecnologia.


Link para o trabalho completo: DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES PARA O SISTEMA BRASILEIRO DE TV DIGITAL UTILIZANDO A FERRAMENTA GINGA-NCL

Nenhum comentário: